Bela e comovente história de amizade, amor, cumplicidade e perseverança.
ATIVIDADE: Exibição do Filme “Filhos do Paraíso”.
OBJETIVO GERAL: Despertar no estudante a consciência do que é o bem estar social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Desenvolver os valores: obediência, solidariedade, empatia, o respeito
aos mais velhos; Socializar-se; Aprender a ler o texto cinematográfico; Contextualizar a mensagem; Ampliar a leitura de mundo; Exercitar a expressão oral.
aos mais velhos; Socializar-se; Aprender a ler o texto cinematográfico; Contextualizar a mensagem; Ampliar a leitura de mundo; Exercitar a expressão oral.
METODOLOGA: Exibição do filme; Produção de roteiro para orientar a análise do filme; Análise e comentário sobre a mensagem; Construção oral da resenha crítica do filme.
MATERIAL: TV, Vídeo, filme, roteiro;
AVALIAÇÃO: Contínua e emancipatória.
COMENTÁRIO:
Uma jóia de simplicidade, profundamente comovente e realista, "Filhos do Paraíso" (Children of Heaven - Iran, 1998 - 88 minutos - de Majid Majidi, que também escreveu o roteiro) foi candidato ao Oscar 1999 de Melhor Filme Estrangeiro. Do primeiro ao último fotograma, sua forma e seu conteúdo compõem um poema sobre a família pobre, lutando diariamente para manter suas necessidades básicas atendidas. Nada é fácil, nem mesmo ir à escola, quando irmão e irmã contam apenas com um par de sapatos.
A história mostra um lar onde existem o amor e o apoio mútuos, amizade e respeito; muita honestidade, apesar das grandes dificuldades e carências; solidariedade entre vizinhos; a disciplina na escola; os costumes familiares, sociais e religiosos iranianos. Outro aspecto importante está nas cenas em que pai e filho vão à cidade e se deparam com uma realidade que chega a lhes assustar: edifícios enormes e residências modernas, luxuosas, ocidentalizadas, equipadas com os mais variados recursos, desde os imensos portões.
A história mostra um lar onde existem o amor e o apoio mútuos, amizade e respeito; muita honestidade, apesar das grandes dificuldades e carências; solidariedade entre vizinhos; a disciplina na escola; os costumes familiares, sociais e religiosos iranianos. Outro aspecto importante está nas cenas em que pai e filho vão à cidade e se deparam com uma realidade que chega a lhes assustar: edifícios enormes e residências modernas, luxuosas, ocidentalizadas, equipadas com os mais variados recursos, desde os imensos portões.
Durante o ano letivo, milhares de estudantes assistiram, nas escolas, gratuitamente, ao filme, que se tornou sucesso de público no Irã.
Como os protagonistas desta sua obra, o diretor cresceu vivendo com seus pais e quatro irmãos em um único quarto. Segundo ele explicou:
"Em toda sociedade, existe sempre o problema de 'ter' ou 'não ter', o que cria um monte de conflitos. No momento, esse é o problema mais significativo de nossa sociedade. Nós estamos oscilando entre problemas econômicos e falta de justiça social. É missão da arte continuar a atacar esses problemas, enquanto eles permanecerem."
Em "Filhos do Paraíso", adultos e crianças, ainda que pobres, não abdicam de sua dignidade.
A permanência dos valores familiares, em ambiente de tanta pobreza, revela a força dos vínculos afetivos, ainda que enfrentando circunstâncias em que a exclusão sócio-econômica parece capaz de destruir toda perspectiva de um futuro melhor.
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