Tema: Juventude: consciência e autoestima
Objetivo geral: Construir modelos de robôs que executem ações simples.
Objetivos específicos:
- perceber como o corpo ou parte do corpo pode afetar o que o robô pode fazer;
- exercitar a criatividade;
- enriquecer suas invenções;
- socializar o conjunto introdutório à robótica lego Dactea.
Procedimento:
- Acolhimento: dinâmica advinha quem sou (fortalecer as relações interpessoais e refletir sobre as necessidades de cooperação, comunicação clara, formas de tratamento, flexibilidade e negociação, compartilhar ideias, exercitar coordenação motora); Roteiro - divisão da turma em grupos; distribuição de cartelas com o nome de dez objetos;um integrante de cada equipe desenhará no quadro para seu grupo advinhar; ganhará quem acertar o maior número de objetos no prazo de um minuto.
- Quiz interativo (testar conhecimentos prévios, trabalhar memória recente e remota); roteiro – responder as perguntas do questionário testando os conhecimentos.
- Aula introdutória – atividade com toda a classe “eu sou robô” os alunos irão resolver a situação problema: será apresentado a superfície de um planeta contendo amostras de “minerais” e “pedras ”. Construidos de maneira simples com pedacinnhos de papel, bolas de diferentes tamanhos, pedaços de isopor, canetas, lápis. A tarefa consiste em explorar e trazer um conjunto de amostras para análise e para tal os alunos deverão construir a garra do robô, experimentar pegar a amostra, registrar os resultados e comparar as diversas garras construídas pelos colegas à mão humana e ao braço de um robô. Material a ser usado: guia de atividades robolab m9780, atividade nº 02 e folha de atividade nº 02, kit de montagem robolab.
Avaliação: Contínua e emancipatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário