Tema: Juventude:
Consciência e autoestima
Objetivo geral: Entender o processo de interação dos Robôs
Objetivo geral: Entender o processo de interação dos Robôs
Objetivos específicos:
- Conhecer o comportamento complexo dos Robôs na realização de tarefa SW específica, resultado da interação com outros robôs.
- construir robôs usando tijolo programável RCX, os elementos de montagem lego no conjunto introdutório à robótica, programando seu trabalho usando o software Robolab.
CONTEÚDOS:
-
GUIA DE PROGRAMA ROBOLAB
- GUIA DE ATIVIDADES
PARA O CONJUNTO LEGO DACTA 9780;
- KIT
INTRODUTÓRIO À ROBÓTICA LEGO DACTEA;
Procedimentos:
Acolhimento: Dinâmica: Medo de Desafios - Objetivo:
enfrentar desafios diante de situações que possam representar perigo ou vergonha.
Procedimento: Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a
caixa e explica o seguinte pra turma: Estão vendo esta caixa? Dentro dela
existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e
aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar.
Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser
cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para
que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil
ou vergonhosa).
Começa
a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o
outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas
para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa
terá que cumprir a tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do
tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense
quando finalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem
não pode repartir o presente com ninguém). Reflexão sobre a mensagem da atividade, relacionar com a vida e o comportamento que temos diante dos desafios da vida.
Atividade – 9: Interação de Robôs –
atividade com toda a classe: Atribuir diversos comportamentos simples a alunos
e verificar se inclui alguns comportamentos concorrentes e alguns cooperativos:
tente ficar com um pe o maior numeros de pessoas possivel; faça com que pelo
menos cada pessoa de pelo menos um passso; acene sempre que piscar o olho para
alguém; Diga “olá, nome da pessoa” para cada pessoa que voce vir com 2 pés;
ande ao redor da sala, se alguém acenar ou der alô para você, diga “olá, como
vai você”; Ande ao redor da sala, se alguem acenar ou disser alô para você, dê
a volta e se afaste dele/dela – Cada aluno deve interagir uns com os outros por
alguns minutos, e só devem fazer o comportamento a que foram atribuídos –
Questões Discursivas: 1)observar o comportamento do grupo, o que acontece como
resultado desses agentes de interação? 2) Cada agente individual deve descrever o
que acontece quando eles interagem com os outros. 3) Dê alguns exemplos desses
comportamento na vida real?
Nenhum comentário:
Postar um comentário