Tema: Juventude: Consciência e Autoestima
Objetivo geral: Conhecer o RCX e aplicação prática dos sensores,
desenvolvendo a criatividade a partir da produção do texto oral.
Objetivos específicos:
- Construindo texto oral individual e coletivo a partir de imagens;
- Reconhecer que sensores fornecem entradas e que entradas são usadas para produzir uma saída;
- Programar o RCX (Microcomputador LEGO) usando um PC;
- Montar o kit com todas as peças necessárias ao funcionamento do sistema LEGO;
- Testar sensores e motores com a programação básica do RCX.
Conteúdos:
- Guia de Programa Robolab
- Guia de Atividades para o conjunto Lego Dacta 9780;
- Kit introdutório à Robótica Lego DACTEA.
Acolhimento: Atividade A: o que temos? O que falta?
Objetivo: exercitar a observação e a concentração; trabalhar a memória recente e
memorizá-las; Metodologia-denominar as gravuras; identificar quais as gravuras
foram postas no quadro; acrescentar imagens, dificultando a memorização. Após
apresentação de todas as gravuras, identificar as que serão retiradas.
Atividade B:continuação da história: objetivo: desenvolver a expressão oral;
usar a criatividade; utilizar a lógica para dar sequência a história; produzir
texto oral individual e coletivo.
Atividade – 5: Sensores e
sensações – Identificar os sentidos do ser humano, o tipo de entrada que é
recebido de cada um desses sentidos: Tato, visão, audição, paladar e olfato.
Registrar a entrada como por exemplo: entrada do tato pode ser temperatura,
pressão, textura etc. recebidas pelos diferentes sentidos e como essas
informações são usadas para mudar a saída. Construir uma tabela com essas
informações.
Atividade – 6: Fazendo escolhas – atividade
com toda a classe – como usar condicionais para fazer escolhas em um sistema
fazendo relação entre informação de entrada e o resultado da saída. Os alunos
irão construir um fluxograma e discutir o sistema que envolve fazer escolha
pelo seguinte cenário: você e alguns amigos têm entradas para um concerto.
Há duas decisões críticas a fazer antes
de ir ao concerto. 1) A – jantar em casa, ou B - comprar algo para comer. 2)
A - pegar os amigos, ou B- Encontrá-los no concerto.
Como faço para fazer o pré vestibular na escola Classe?
ResponderExcluir