Objetivo geral: Usar condicionais para fazer escolhas em um sistema
Objetivos específicos:
- Relacionar informações de entrada e saída;
- Conhecer a lógica do sistema condicional;
- Usar a retroalimentação para alterar o desempenho de um dispositivo
robótico; - Desenhar fluxograma para desenvolver a lógica de um programa;
- Conhecer os limites e desempenhos dos Sensores e motores com
a programação básica do RCX através de testes.
Conteúdos:
- Guia de programa ROBOLAB
- Guia de atividades para o conjunto lego DACTEA 9780;
- Kit introdutório à robótica lego DACTEA;
Procedimentos:
Acolhimento: Dinâmica.
Objetivo: exercitar a paciência, solidariedade e compartilhamento. Desse
problema estou fora – os alunos são convidados a responderem em grupo 04
questões: 1) eu preciso que você me empreste R$20,00. 2) compre um caderno para
mim com sua mesada e eu te pago mês seguinte; 3) Preciso ir ao médico em
salvador; posso passar uma semana em sua casa? 4) Empreste-me seu videogame
para jogar em minha casa com meus amigos?
Atividade – 7: Retroalimentação e
confiabilidade – Falar aos alunos sobre os tipos de “retroalimentação” que eles
recebem dos pais, que modificam seus comportamento, por exemplo, se eles estão chegando tarde em casa ou se deixam a casa bagunçada. Formar grupos para
descreverem situações nas quais um comportamento estimula algum tipo de
retroalimentação tal como: se eles pintarem o cabelo de rosa, mandarem um
presente para um amigo no hospital, se seu amigo pegou emprestado um CD e não
devolveu, se seus vizinhos pintaram suas casas de roxo. O grupo deve
compartilhar as atividades e falar sobre suas reações para as situações
descritas. Entender que o uso da retroalimentação pode servir para ajustar o
comportamento futuro.(Retroalimentação-mudar a entrada-mudar a saída).
Representar a situação sob forma de fluxograma mostrando a retroalimentação e
ação necessária.
Atividade – 8: Testando sensores - Fazendo
escolhas – atividade com toda a classe – em uma caixa colocar objetos de pesos,
formas e odores diferentes e pedir para os alunos identificarem apenas com os
sentidos (Caixa dos sentidos). O objetivo é mostrar que podemos encontrar
coisas que não podemos ver ver sem tocar ou sentir diretamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário